segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Tamandaré na TV Câmara


Nossa escola recebeu a visita da TV Câmara, neste mês de agosto porque foi reconhecida como uma das que apresenta um trabalho pedagógico comprometido, de qualidade que reflete nos resultados da Diretoria Jaçanã Tremembé.
PARABÉNS a cada integrante dessa escola - gestores, docentes, discentes, funcionários, pais, comunidade, entidades do entorno que contribuem para que esse processo de ensino-aprendizagem avance mais e mais.
Entrevista da diretora Rose Marie Dubinskas comprovando que todo esse envolvimento faz a diferença!
Veja e compartilhe.


Um dos diferenciais da escola é a localização que conta com vários recursos:

- CAPS Infantil
- UBS
- Conselho Tutelar da Vila Maria - Vila Guilherme
- Biblioteca Álvares de Azevedo: que apresenta um grande acervo, vários projetos, dentre eles o Programa de Iniciação Artística - PIÁ
- Telecentro dentro da Biblioteca Álvares de Azevedo - aberta de segunda a sexta: das 9h às 18h. Praça Joaquim José da Nova - s/n ( é possível imprimir 02 folhas por dia)
C.C.E. Thomaz Mazzoni
Praça Jânio da Silva Quadros, 150, Vila Maria
Tel: 5574-8760
Área: 104.874 m²

Estrutura:
1 Campo de futebol com arquibancada
1 cancha de bocha
1 ginásio esportivocaminhada, cond.fisico, dança, futsal
1 piscina de recreação
1 piscina semi olímpica
1 piscina infantil
1 pista de caminhada
1 quadra poliesportiva coberta
2 quadras poliesportivas descobertas
1 sala multiuso
Academia ao ar livre para terceira idade

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Reunião Pedagógica - agosto de 2015

Reunião Pedagógica - agosto de 2015 
Tarde

1º Momento: 
leitura da resenha crítica de Bruno Carmelo "A triste vida dos adultos", a respeito do filme O menino e o mundo 
- exibição do filme: O menino e mundo 
Resultado de imagem para o menino e o mundo
Café

2º Momento:

- leitura do texto: "
É preciso ouvir as crianças", de Manuel Jacinto Sarmento In: Revista Educação 
- registro de nossas reflexões
- discussão sobre a apresentação dos trabalhos da Mostra Cultural que será realizada em novembro.


Contribuição: POIE Maria Madalena Iwamoto Sercundes

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Contação de histórias - Ana Luísa Lacombe

Hoje, aos 26/08/2015, todos os alunos dos 4º anos, fizeram um passeio à Biblioteca Álvares de Azevedo, para participarem de uma contação de histórias, com a escritora Ana Luísa Lacombe, que também é atriz e produtora cultural. 

Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a contação de um dos livros dela - A Árvore de Tamoromu, que trata a questão da água, da preservação do meio ambiente. O livro conta a história de uma cotia que sempre ia passear na floresta. Quando voltava para a aldeia, brincava com os índios, que davam comida para ela.
Um dia foi passear e encontrou a árvore do Tamoromu. Ela era muito alta e tinha frutos de todos os tipos. A cotia comeu muito e voltou para aldeia, não comeu nem brincou. Foi direto dormir na sua rede. Perguntavam o motivo de ela estar assim, e sempre respondia "Ai, que preguiça..."
Os índios estranharam o comportamento dela e então foram investigar. O que será que vai acontecer?


Além desse livro, a autora também contou as histórias de mais dois livros que publicou: Pedalando, Pedalendo, Pedalindo; Quanta História Numa História e um cd Canções de Faz e Conta.
Cantou para todos nós e nos encantou muito. Mais um momento muito especial para alunos, educadores e alguns pais.

Clique aqui para ver as fotos Contação de histórias na Biblioteca Álvares de Azevedo

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A linda rosa juvenil


VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?

Há 50 anos atrás, no dia 22 de agosto de 1965,  foi oficializado no Brasil o dia do Folclore.
O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, provérbios, adivinhações, as receitas de comidas, os estilos de vestuário e adornos, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, danças, cantigas de roda, cantorias, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, parlendas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, medicina popular, os motivos dos bordados, música instrumental, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais. A lista do que é folclore não se limita ao que vem do interior, inclui as expressões próprias da vida em cidades, lendas urbanas, os reclames dos vendedores de rua, os símbolos, modelos de arquitetura e urbanismo vernáculos.
 Na apresentação do folclore brasileiro oferecida pelo IBGE, "através do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar". Todas essas manifestações se manifestam peculiarmente em cada cultura e diferem de região para região, e de indivíduo para indivíduo. 
As lendas mais conhecidas no Brasil são: Boto Cor-de-rosa, Saci-pererê, Bumba-meu-boi, Boitatá, Iara, Curupira, Mula-sem-cabeça, Cuca e o Lobisomem.
E por falar em folclore, o 3ºano A, apresenta a peça: “A linda rosa juvenil”, que foi ensaiada pela professora Neide Rodrigues de Paiva, com muito empenho e carinho.
Cada aluno confeccionou a própria vestimenta. Além de mostrarem as habilidades artísticas, aprenderam a se expressar não somente de forma verbal, mas corporal, encenando, falando em público, uma vez que a peça foi apresentada a todos os alunos do Ensino Fundamental !; concentração; postura, entonação de voz, ritmo, coordenação e muitas outras habilidades e competências!

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!



Clique aqui para ver as fotos: Álbum "A linda rosa juvenil"

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Projeto: Ler, sonhar e encantar.

O projeto "ler, sonhar e encantar" configura-se como atividade permanente de leitura, realizada às sextas-feiras, como forma de estímulo e aprimoramento da competência leitora de nossos estudantes. Nesta semana, fizemos a leitura dois textos: um conto de suspense para os 5ºs e 6ºs anos; uma crônica narrativa para os 8ºs e 9ºs anos.
Abaixo, reproduzimos a crônica lida.

A MELHOR E A PIOR COMIDA DO MUNDO.

Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:
– Toma, Esopo. Aqui está este saco de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida do mundo. Pouco depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso:
– Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?
O escravo, de olhos baixos, explicou sua escolha:
– O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades; graças à língua é que podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos “mãe” e querida e “DEUS”. Com a língua dizemos “sim”. Com a língua dizemos “eu te amo”. O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?
O mercador levantou-se, entusiasmado:
– Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traze o que houver de pior, pois quero ver tua sabedoria.
Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso:
– Hum… já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior…
O mercador descobriu o prato e ficou indignado:
– O que? Língua outra vez? Língua? Não disseste que a língua era o que havia de melhor? Queres ser açoitado?
Esopo baixou os olhos e respondeu:
– A língua, senhor, é o que há de pior no mundo. É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que separa a humanidade, que divide os povos. É a língua que usam os maus políticos quando querem nos enganar com suas falsas promessas. É a língua que usam os vigaristas quando querem trapacear. A língua é o órgão da mentira, da discórdia, dos desentendimentos, das guerras, da exploração. É a língua que mente, que esconde, que engana, que explora, que blasfema, que insulta, que se acovarda, que mendiga, que xinga, que bajula, que destrói, que calunia, que vende, que seduz, que corrompe. Com a língua, dizemos “morre” e “canalha” e “demônio”. Com a língua dizemos “eu te odeio”! Aí está senhor, porque a língua é a melhor e a pior de todas as coisas!
(Adaptação: Pedro Bandeira)

ATIVIDADE PROPOSTA: APÓS LER O TEXTO, ESCREVA, NO ITEM COMENTÁRIOS, O QUE VOCÊ TIRA COMO LIÇÃO DESTA HISTÓRIA.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Livro de receitas saborosas para prevenção e controle de diversas doenças

Dando continuidade ao nosso projeto de Alimentação Saudável, apresento a vocês um livro com muitas receitas saborosas doces e salgadas e que fazem bem à saúde, além de ajudar no controle e prevenção de diversas doenças.



Um importante caminho para a prevenção de doenças é ter hábitos de vida saudáveis.
Para celebrar o Dia do Livro, 24 de abril, o A.C.Camargo Câncer Center divulga o Livro de Receitas da Oficina de Culinária, que tem por objetivo resgatar o prazer da alimentação e proporcionar a cada participante uma experiência diferente ao tocar, sentir o aroma e degustar receitas elaboradas.

Por meio da união dos preceitos nutricionais e das técnicas gastronômicas, o Serviço de Nutrição e Dietética busca conscientizar, de forma criativa, sobre a importância da alimentação para a saúde das pessoas.

As receitas oferecem dicas de como aproveitar o máximo de cada alimento, abordando temas voltados não somente à prevenção do câncer, mas também ao controle de diabetes, hipertensão, intolerância ao glúten e à lactose, entre outros.

Clique aqui e faça o download!
(Tamanho do arquivo: 18mb)

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Compartilhando o projeto do TCA sobre a Água no PEA

Mais uma etapa do projeto do TCA sobre a Água se inicia. Novos vídeos continuarão a ser produzidos, publicados, compartilhados entre os alunos de toda a escola. Novas pesquisas, atividades, ações, mudanças de postura da escola e da comunidade.
Uma parte do TCA dos 8º anos foi compartilhado com todos os professores que participam do PEA da nossa escola "Ressignificando o currículo escolar dentro do contexto humanizador e democrático para formação de leitores e escritores responsáveis, críticos e comprometidos".

Uma dica muito importante da professora Carolina Cortinove para o aprofundamento das discussões, análises do TCA foi a indicação dos documentários a respeito da falta de água em São Paulo, do site Volume Vivo

Documentário "Volume vivo - a negação da crise - episódio 1"


Documentário "Projeto Volume Vivo pretende esclarecer a crise da água em SP"




Os professores também responderam ao questionário sobre a economia e reutilização da água, elaborado pelos alunos para posterior tratamento das informações, utilizando diferentes gêneros textuais.










Mais um vídeo produzido sobre a economia de água:

Vídeo produzido pelo aluno Kauan Flores Berteli - 8ºB

Economizando água borrifando as plantas



Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes