REUNIÃO
PEDAGÓGICA
30/06/2015
“Todo jardim começa com uma história de amor, antes
que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles
tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.” (Rubem Alves)
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.” (Rubem Alves)
1º Momento
- Visita à Biblioteca
Álvares de Azevedo
- Vivência: Projetos desenvolvidos em Sala de Leitura
- Leitura do texto: Ler
devia ser proibido - Guiomar de Grammon
Voltando à nossa
escola...
Café
2º Momento
- Vivência: Projetos
desenvolvidos em Sala de Informática
- Estudo: O planejamento
e a integração dos saberes e das experiências (Uma avaliação de nossos planos
de trabalho, possibilidades e encaminhamentos para o 2º Semestre)
ENSINAR É INSPIRAR
HISTÓRIAS
Aluísio
Cavalcante Jr.
Ensinar é inspirar histórias.
... Quem ensina,
Traz em si as tintas
Da esperança.
Quem aprende
Utiliza estas tintas
Para pintar a vida
E escrever a alegria;
Com as suas mais perfeitas palavras,
E com as suas mais belas cores.
... Quem ensina,
Traz em si as tintas
Da esperança.
Quem aprende
Utiliza estas tintas
Para pintar a vida
E escrever a alegria;
Com as suas mais perfeitas palavras,
E com as suas mais belas cores.
LER DEVIA SER PROIBIDO
Guiomar de Grammon
A pensar fundo na questão, eu
diria que ler devia ser proibido.
Afinal de contas, ler faz muito
mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os
incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz
à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo
social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O
primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram
meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos
que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary,
tomou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes
e amores cortesãos.
Ler realmente não faz bem. A
criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas
do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a
leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem
a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a
leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao
trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
Sem ler, o homem jamais saberia a
extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos,
o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele
esperam e nada mais?
Ler pode provocar o inesperado.
Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem,
necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a
imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.
Além disso, os livros estimulam o
sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos
fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que
a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há
horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas
jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos
impede de aceitar nossas realidades cruas.
Não, não dêem mais livros às
escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse
gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente.
Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e
civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência.
Professores, não contem histórias, pode estimular um curiosidade indesejável em
seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.
Ler pode ser um problema, pode
gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo
administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma
verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os
seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem
suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os
instrumentos de conquista de sua liberdade.
O mundo já vai por um bom caminho.
Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender
formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as
filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria um livro
para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos
incômodas. E esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo.
Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que
é mais subversivo do que a leitura?
É preciso compreender que ler para
se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio
concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou
manuais. Seja em filas, em metrôs, ou no silêncio da alcova... Ler deve ser
coisa rara, não para qualquer um.
Afinal de contas, a leitura é um
poder, e o poder é para poucos. Para obedecer não é preciso enxergar, o
silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
Além disso, a leitura promove a
comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é
obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o
próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história
a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro.
Sim, a leitura devia ser proibida.
Ler pode tornar o homem perigosamente humano.
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