Após uma formação de POIE, na DIPED JT, a POIE Maria Madalena Sercundes apresentou aos alunos o Scratch, que é um dos softwares da pasta SOFTWARES AUTORIA, da Área de Trabalho presente nos computadores dos alunos. Posteriormente, também utilizaram o site https://scratch.mit.edu/
Link do Scratch:
Vídeo do Youtube para o Desafio de Robótica da EMEF "Almirante Tamandaré"
Apresentei o que aprendi aos alunos dos 4º e 5º anos para começarmos na EMEF "Almirante Tamandaré" a explorar as ferramentas do Scratch.
Realizei várias pesquisas de vídeos tutoriais sobre algumas animações e criação de games no Scratch e postei no blog da escola http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/search/label/Scratch
Um dos tutoriais que exibi aos alunos coincidente e providencialmente era do tio de um dos alunos, QUE ESTÁ EM UM NÍVEL BEM ELEVADO NO SCRATCH - https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=8u4BYrDV8No - Professor Júnior, que ao ficar sabendo que o tutorial de labirinto foi exibido aos alunos, imediatamente se dispôs a vir à escola em algum sábado e fazer uma oficina de criação de games no Scratch. Muita sorte a da nossa escola.
Alguns alunos, após essa aula, passaram o final de semana pesquisando em vários tutoriais e aceitaram o desafio de criar animações e labirintos.
Como a aceitação, o interesse foi grande e imediato, até criei um ESTÚDIO - EMEF TAMANDARÉ - DRE JT https://scratch.mit.edu/studios/3006127/ apresentando os primeiros resultados criados por esses alunos.
Trabalhar por desafios tem ajudado muito os alunos, tenho percebido isso na assiduidade às aulas, quase não há ausências e também quase não tenho mais intervalo, pois como há apenas uma aula por semana, alguns alunos não têm a paciência de esperar até a semana seguinte para discutirmos. Conclusão: pré e pós-aulas, intervalos, estão sempre no laboratório de informática, a compartilhar as novas experiências, trabalhar com resolução de problemas. Os resultados estão surgindo, só não estou dando conta de tantas comandas e tempo hábil para publicar todos os trabalhos que os alunos estão criando.
Um deles, o aluno Nicolas Negrelli, do 5º ano, na foto abaixo, abraçado pela responsável de SME Gislaine Batista Munhoz, já possuía um caderno onde anotava os jogos que gostaria de criar. Quando lhe foi apresentado o Scratch, foi amor à primeira vista, além de aceitar o desafio, o pai dele já criou uma conta no Scratch - https://scratch.mit.edu/users/N1c0l4s_G4m3r/ e para esse aluno pode ser uma das portas de criação de novos jogos, de autonomia, de ver a possibilidade de o sonho se tornar realidade e mostrar o seu protagonismo infanto-juvenil.
Os alunos dos ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar estão adorando os jogos por ele criados e de mais alguns outros alunos. Tem sido muito gratificante não somente para eles como para mim enquanto POIE.
TAMANDARÉ NA JAM DE ROBÓTICA 2016
No dia 05 de outubro de 2016, algumas escolas das DREs Jaçanã Tremembé, Itaquera e Penha se reuniram no CEU Tiquatira para a JAM ROBÓTICA - 2016.
Fomos recepcionados pelas formadoras de SME - Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem: Regina Célia Fortuna Broti Gavassa, Gislaine Batista Munhoz, Isabela Silveira Machado, Sílvio Luís Caetano, entre outras, além do Kleber Wiliam Alves da Silva, da DIPED JT.
Da nossa escola, participaram 10 alunos, sendo 5 relacionados à JAM ROBÓTICA e a POIE Maria Madalena Iwamoto Sercundes; mais 5 alunos da Imprensa Jovem que ficaram responsáveis pela cobertura do evento, sob a orientação da professora Ludmila.
Os grupos que participaram do desafio receberam um kit de peças para criarem algum objeto que movesse, no período da manhã.
Já no período da tarde, depois de cada grupo ter criado um projeto, foi entregue um netbook e um kit com placas e motores a fim de que se fizesse a programação dos motores para regulagem da velocidade, não houve programação para movimentação de direção.
Após a montagem, funcionamento, filmagem dos projetos, os alunos desmontaram o que foi criado, devolveram todas as peças, kits.
Nosso grupo criou uma escola itinerante "EMEF Tamandaré Jambótica" - com as seguintes características:
- possui rodas para ir a qualquer lugar;
- buscar novos: conhecimentos, relacionamentos, horizontes, culturas;
- uma parte sem paredes, muros, inclusiva para que os alunos possam estar abertos para refletirem sobre o que estão vendo e receber aqueles que estão dispostos a aprender, a navegar, mergulhar na filosofia dessa escola;
- uma hélice com faróis representando as boas ideias, a imaginação, a criatividade sempre em movimento;
- aberta a novos desafios, novas TICs para obter uma educação de qualidade a fim de construir um mundo mais sustentável, humano.
Até o final do mês de outubro, a nossa escola será contemplada com um kit de robótica.
Vamos ver o que conseguiremos criar.
Parabéns a todos os nossos alunos que participaram desse encontro.
JAM de Robótica:
Eidryan
Lopes de Oliveira – 4ºA
Guilherme
Eduardo S. S. Lima – 4ºA
Nicolly
Ap. Ribeiro de Lima – 5ºA
Nicolas
Eduardo Negrelli – 5ºA
Ricardo
Prates Altafini – 5ºA
Imprensa Jovem:
Adriano
Sena de Galvão – 6ºA
Heitor
Araújo de Lima – 4ºA
Júlia
de Deus Simões Silva 5ºB
Letícia Medeiros da Silva – 4ºB
Pedro
Henrique – 6ºC
Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes
Parabéns a escola, e a todos os mestres e professores, por esta iniciativa, estamos muito felizes e orgulhosos de nossos filhos fazer parte desta escola "Almirante Tamandaré", e tb muito orgulhosos do nosso filho Nicolas Eduardo Negrelli ter a oportunidade de participar deste evento, em especial obrigada a professora Madalena Sercundes por incentivar nossas crianças. Família Negrelli!
ResponderExcluirmunto legal so a jessica do 4b
ResponderExcluir