JUSTIFICATIVA:
O projeto “Aceita o
Desafio?”
surgiu da curiosidade pelo “novo” de vários alunos em pesquisar, por conta
própria, em curtos espaços de tempo, tutoriais, vídeos, a respeito de desafios
que lhes foram lançados, nas aulas de Informática, que estavam atreladas aos
cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aos
Professores Orientadores de informática Educativa, em 2016. O projeto consiste
em propor situações-problemas, onde existirão objetivos delimitados pela POIE,
para que o aluno as resolva. Vários caminhos podem ser adotados para a
resolução do desafio lançado. Ao longo desse processo, o aluno irá aprender a
planejar, organizar, inferir, entender contextos entre causa e efeito; de
maneira experimental, dedutiva, intuitiva, aprendendo
vários conteúdos
de diferentes áreas de conhecimento/disciplinas,
utilizará as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, desenvolverá a
autonomia no pensar e agir, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em
equipe, socialização de ideias e ações. Os alunos participantes dos Ciclos
Interdisciplinar e de Autoria realizarão o projeto no contraturno. É, portanto,
uma maneira de inclusão do aluno na cultura digital, no desenvolvimento de diversas
habilidades e competências, na valorização do protagonismo infanto-juvenil.
OBJETIVOS:
- estimular o desafio,
a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a autoria, a
autonomia, a ludicidade em diversas áreas do conhecimento;
- experimentar,
testar hipóteses, realizar experiências a partir de tentativa e erro, para que
o aluno possa aprender, divertir-se com esse processo;
- expor
situações-problemas a fim de que consigam por meio de diferentes caminhos
encontrarem soluções;
- formar alunos
para atuarem no desenvolvimento de projetos para enriquecimento do currículo
nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação;
- criar situações no laboratório de
informática para o desenvolvimento de atividades em ambientes virtuais de
aprendizagem;
- propiciar um ambiente de aprendizagem
colaborativa e desenvolver o protagonismo infanto-juvenil;
- promover uma postura autônoma,
criativa, investigativa, crítica nesses alunos frente aos desafios propostos no
projeto.
- produção de uma lista com habilidades e competências que cada integrante do projeto possui para socialização e início de algumas atividades
Disponível em: http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/search/label/Scratch
- raciocínio lógico, resolução de problemas, autoria, autonmia
- utilização de linguagem de programação na criação de jogos
- visite nosso ESTÚDIO - EMEF TAMANDARÉ - DRE JT https://scratch.mit.edu/studios/3006127/ e divirta-se aprendendo
- criação de objetos com o kit de robótica
- realização de hipóteses, ludicidade, trabalho colaborativo
- soltando a imaginação
Parabéns Professora Maria Madalena! Gostei de ver esses estudantes sendo desafiados e usando a criatividade.
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