segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A Robótica na Tamandaré


Após a participação da nossa escola no evento do CEU Tiquatira em outubro, recebemos o kit de Robótica que foi apresentado aos alunos dos Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar.
Primeiramente, mostrei o kit aos alunos que participaram da JAM Robótica 2016.




A cada aula do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e do 4º e 5º anos da tarde, do Ciclo Interdisciplinar, fui mostrando as duas caixas e explicando a função de cada item do kit a esses alunos que ficaram encantados e motivados.


Depois fiz a contagem de cada peça, separação de peças, ferramentas, utilidade, a fim de ficar arquivado.







Como todos os alunos se interessaram bastante, comecei a trabalhar com o Ciclo de Alfabetização criando figuras, pequenos objetos a fim de que motivá-los à criação. 
Já com o Ciclo Interdisciplinar, apresentei alguns vídeos da ATTO, com o intuito de saber como montar alguns objetos.
e outros eles mesmos fizeram a pesquisa em casa para facilitar o trabalho em grupo na sala de informática.


Cada sala foi dividida em grupo, conforme o interesse por montagem de objetos. Eles próprios se organizaram, dividiram as tarefas,










A maior alegria é ver o sorriso no rosto, após a montagem de algum objeto.



Empenho de um dos alunos monitores - Enzo Bettini de Vasconcelos, do 7ºA, para montar o parafuso de Arquimedes, que serve para transportar a água de um local mais baixo para um local elevado.




Alguns desses trabalhos foram apresentados na comemoração dos 60 anos da nossa escola


Em um mês de aula, os objetivos eram apresentar as peças, explicar a função de cada uma, motivar os alunos a pesquisa, a criação de algum objeto, para que todos os alunos dos 3º ao 5º anos, pudessem ter o prazer de inventar, montar e apresentar um trabalho individual ou em grupo, sem a utilização dos motores.
Um dos maiores entraves é o número reduzido de peças. Os alunos tiveram que montar objetos utilizando poucas peças, a fim de que os outros colegas também tivessem a oportunidade de montar.
O importante em um trabalho como esse é que os alunos aprendam trabalhar em grupo, compartilhar as pesquisas, tomar decisões de que funções cada um vai executar, de acordo com as habilidades que possuem e estimular o trabalho com a Robótica.
Espero que em 2017, possamos dar continuidade a esse trabalho que assim como o Scratch, estimulou bastante não somente os alunos, mas também a POIE.

Contribuição: POIE Maria Madalena I. Sercundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.