segunda-feira, 31 de julho de 2017

Vem aí o II Slam Tamandarééé!, batalha de poesias autorais

Quando pensamos em campeonatos, logo nos vem à cabeça os esportes, como futebol, o volêi, a natação. Mas o Slam é um pouco diferente, pois são os poetas, “os atletas" e seu esporte é o verso, a rima, a poesia.
O Slam foi criado nos anos 1980 em Chicago, nos Estados Unidos, no período em que a cultura hip hop tomava forma, mas só chegou ao Brasil nos anos 2000. O campeonato ZAP, Zona Autônoma da Palavra, foi o primeiro deles, trazido pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um grupo de Teatro Hip-Hop. Atualmente, existem em torno de 30 slams no Brasil.
Aqui na nossa escola, os estudantes tomaram contato com essa modalidade de poesia por meio de vídeos, textos, leitura em voz alta e exercícios de entonação e expressão do corpo.
Slam significa grito, em inglês, por isso muitos dos poetas apresentam poemas fortes, com temáticas ligadas ao seu cotidiano e à vida. 
No vídeo abaixo, gravado durante uma edição do ZAP (Zona Autônoma da Palavra) é possível entender um pouco da dinâmica desse campeonato:


Um dos exemplos levados às aulas foi o poema e a performance de Roberta Estrela D'alva, no seu slam "Garganta":


Em 2016 realizamos a 1ª edicão do Slam Tamandarééé! e contou com a participação de todos os estudantes do 5° ao 9° ano em parceria com a Sala de Leitura e Língua Portuguesa. As regras do jogo aqui aconteceram de acordo com os slams que acontecem mundo afora: foram aceitos apenas poemas autorais, com duração de até 3 minutos, sem acompanhamento musical e de figurino.
Depois de muita poesia e batalhas, com ajuda dos jurados (formado por estudantes, professoras e funcionários)  saíram dois ganhadores Fabrício (9°ano) e Giovana (na época no 6° ano).
Abaixo é possível, conhecer um pouco da arte dos nossos slammers ganhadores:





Depois desse campeonato interno, esses dois estudantes nos representaram no Slam Interescolar, que aconteceu em outubro no Centro Cultural São Paulo, localizado próximo ao metrô Vergueiro.


Devido o envolvimento dos estudantes nessa modalidade, apontado no levantamento de interesses no ínicio do ano pela Professora Carolina, de Sala de Leitura, esse ano realizaremos no mês de setembro, o nosso II Slam Tamandarééé!. Preparem a caneta, o papel e dê seu grito poético conosco!

Contribuição: POSL Carolina Cortinove

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.