quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aluno Monitor - Luís Eduardo Teixeira Lima

BIOGRAFIA

Meu nome é Luis Eduardo Teixeira Lima, atualmente tenho 13 anos e estudo na E.M.E.F. “Almirante Tamandaré", minha mãe chama-se Leila, meu pai Edilson, meus irmãos Marco Aurélio, Henrique e Ana Luiza.
Aqui em São Paulo, participo de vários projetos entre eles estão os de Aluno Monitor, futebol, xadrez, handebol e TCA.

ALUNO MONITOR

No começo de 2013, eu pedi para a professora Maria Madalena Iwamoto Sercundes para ser aluno monitor de Informática Educativa de 1° a 4° série, ela deixou e desde então eu sou aluno monitor.
Conforme portaria 1997/2009 e 900/14, formado por alunos do Ciclo Autoral, que atuam no contraturno junto aos alunos dos Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar.
O Programa Aluno-Monitor, da Secretaria Municipal de Educação tem caráter pedagógico-educacional e visa o desenvolvimento do protagonismo do aluno na escola, contribuindo com o Professor Orientador de Informática Educativa – POIE e Professores das diferentes áreas de conhecimento/disciplinas, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, com suas turmas/classes, em horário regular de aulas dos alunos e em horário anterior ou posterior ao do aluno monitor.
Tem por objetivo formar alunos monitores para atuarem no desenvolvimento de projetos para enriquecimento do currículo nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação , estimular o trabalho colaborativo e promover a comunicação entre as entre escolas da rede pública do Ensino Fundamental e Médio.
A função do aluno-monitor não é simplesmente executar tarefas repassadas pelo POIE, mas colaborar nas ações promovidas no laboratório de informática para o desenvolvimento de um projeto anual de colaboração e interação em ambientes virtuais de aprendizagem.
O monitor não é aluno, nem professor. Ele contribui de forma decisiva com seus conhecimentos de tecnologia para fazer a ligação entre os alunos da escola e o projeto. Com esse papel, o aluno-monitor torna-se o elo entre o POIE, professores e alunos contribuindo assim com a inclusão da escola na cultura digital e o desenvolvimento de habilidades para pesquisar, comunicar e publicar na Internet.
No final deste ano de 2015, já terei três certificados de aluno monitor, e se eu ficar os quatro anos, eu vou terminar o ensino fundamental com mais um.

Algumas propostas de atividades:

- Proposição de atividades utilizando jogos educativos.
- Pesquisa, discussão, elaboração de atividades com os alunos monitores utilizando materiais apresentados no portal da prefeitura sobre programas e projetos.
- Divulgação dos trabalhos desenvolvidos no mural da escola.
- Alimentação do blog da escola - http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/
- Atividades de cunho social, esportivo ou cultural, articuladas ao Projeto Político Pedagógico da Escola e aos Projetos Especiais de Ação (PEAs) como a 
Cobertura do evento realizada pelo aluno monitor: Luis Eduardo Teixeira Lima - 8ºC 

- Trabalho com alunos monitores junto aos alunos dos Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar
- Pesquisas relacionadas ao Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) que estão disponíveis em:
- Apresentações e publicações relacionadas aos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Informática.
http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/search/label/Alunos%20Monitores
Elaboração de atividades diferenciadas e adequadas aos alunos com necessidades educacionais especiais.

XADREZ

Eu participo do projeto de Xadrez na E.M.E.F."Almirante Tamandaré" há quase três anos, já fui a vários campeonatos de xadrez contra outras escolas e eu sempre repito o mesmo resultado, quando o campeonato é de 5 rodadas, eu sempre ganho as 3 primeiras e perco as 2 últimas, e quando o campeonato é de 7 rodadas, eu ganho as 4 primeiras e perco as 3 últimas.
Em 2013, os campeonatos em que eu fui foram jogos estudantis de xadrez no CEU Jaçanã em grupo; individual e em grupo, no A.C.E.T.C. Hebraica e no A.C.E.T.C. Clube Paulistano.
Em 2014, eu só participei do campeonato individual no CEU Jaçanã.

TRABALHO COLABORATIVO DE AUTORIA - TCA

Em 2014, eu comecei a fazer o TCA sobre "Relações Interpessoais" organizado pela prefeitura.
Nesse período de tempo, eu produzi textos, fiz poesias, fiz trabalhos sobre resiliência e sobre esportes.
O TCA  é um projeto ao ano que colabora nas notas.
Agora em 2015, como estou no 8º ano, os trabalhos de TCA estão exigindo mais, mas também tenho aprendido a utilizar vários recursos. Já fiz vídeos, entrevistas, movie maker, site, currículo com meus trabalhos e muitas pesquisas. 
Este vídeo sobre "Como economizar água ao escovar os dentes" faz parte faz parte de um dos projetos desenvolvidos na EMEF "Almirante Tamandaré", zona norte de São Paulo, entitulado “Sociedade e Consumo” cujo subtema é a Água – consumo consciente e reutilização, desenvolvido pela Professora Orientadora de Informática Educativa - POIE em 2014 e 2015, Maria Madalena Iwamoto Sercundes, por causa da crise hídrica em que a nossa cidade de São Paulo se encontra.



Sites produzidos:
Biografia do Ayrton Senna: http://dulim2.wix.com/ayrton-senna#!untitled/c21nl
 
CurrículoCurrículo Luís Eduardo Teixeira Lima

HANDEBOL:

Eu participo da equipe de handebol na E.M.E.F." Almirante Tamandaré" há quase dois anos, jogo de pivo e de armador central, mas a posição de que eu mais gosto é de armador central. Minha professora Regina Ferreira do Nascimento já jogou na equipe de  Guarulhos e é professora de Educação Física para as crianças de 1ª a 4ª série .
Em 2013 e 2014 , eu  joguei em amistosos contra a E.E."Prefeito Antônio Pratici" e foi muito legal, eu fiz vários gols, dei várias assistências e eu me diverti muito.

FUTEBOL:


Comecei em 2015 a participar da escolinha de futsal silver gold. Lá eu participo de campeonatos e no mais recente que foi um campeonato interno no qual meu time terminou em segundo.

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

Um comentário:

  1. Simone - Coordenadora Pedagógica30 de novembro de 2015 às 17:07

    Parabéns Luís! É isso que objetivamos ver em nossa escola: o protagonismo de nossos alunos. É notável a participação, envolvimento e desenvolvimento dos alunos monitores.


    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.