segunda-feira, 29 de junho de 2015

Água - Sociedade e Consumo - TCA dos 8º anos



PROPOSTA DE ATIVIDADES DO TRABALHO COLABORATIVO DE AUTORIA – TCA-Portaria SME nº 900/14 de 24/01/2014

Público-Alvo: 8ºanos
Tema: Sociedade e Consumo

POIE: Maria Madalena Iwamoto Sercundes
POSL: Valéria da Silva
Professores: Alice Cristina Maia de Castro Ribeiro, Rosemary Kasue Kanashiro Alves, Oscar do Carmo Júnior, Ediná Florentino de Souza, Maria Lobo, Maria Aparecida

Subtema: Água:
- relação do processo de escassez x consumo agrícola, pecuário, industrial, pessoal, enfim nos diversos setores da sociedade
- crise de água doce local, mundial
- racionamento
- formas de tratamento
- meios de redução das perdas
- formas alternativas de reuso
- estações de tratamento        
- poços artesianos
- tipos de construção que reaproveitam a água
- uso da água em diferentes culturas e países
- soluções, medidas tomadas até o momento para minimizar a falta de água
- tratamento da água poluída
- dessalinização
- efeitos da falta de água para a saúde, economia, sociedade
- principais mananciais de água doce na natureza
- regime e tipos de rios existentes
- porcentagem de água potável no planeta
- relação da água com a energia no Brasil
- recursos hídricos
- água doce x água oceânica
- proximidades ou não de fontes de água nos grandes centros urbanos – qual a importância e problemas
- impactos ambientais
- ciclo da água
- composição

OBJETIVOS:
- estudar, discutir, analisar como o ser humano vem utilizando a água no Brasil e em diversos países carentes de água potável;
- relacionar a escassez da água com o consumo agrícola, pecuário, industrial, pessoal, enfim nos diversos setores da sociedade;
- buscar formas alternativas de reuso da água;
- obter conhecimento a respeito do ciclo, composição, tipos, formas de tratamento, uso da água;
- difundir os temas estudados pela escola e fora dela;
- estimular ações de consciência, mudanças de postura em relação ao uso da água entre todos os integrantes da escola;
- disseminar boas práticas enquanto agente transformador para uma melhor qualidade de vida;
- atuar como agente integrador das áreas de conhecimento do Ciclo Autoral, visando a auxiliar a concretização do projeto Político Pedagógico da U.E.;

- propiciar condições de acesso e uso das tecnologias voltadas para a pesquisa e produção do conhecimento;
- potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs na atuação de educandos.
 


JUSTIFICATIVA:
Em virtude de um dos grandes problemas deste séculoestar diretamente ligado à escassez de água doce, que não apenas a nossa cidade vem enfrentando, mas de um modo geral, o mundo, estudar o tema da água é imprescindível uma vez que ela é indispensável à manutenção da vida. Por isso, decidimos trabalhar de forma interdisciplinar tais temas, a fim de que se possa realizar um trabalho integrado com as áreas do conhecimento do currículo, garantindo os direitos de aprendizagem, mudança de comportamento e para que os alunos aprendam a olhar o mesmo objeto de conhecimento na perspectiva dos diferentes componentes curriculares. (“Interdisciplinaridade” Nota técnica nº5 – Programa Mais Educação São Paulo, p. 78)

DURAÇÃO: ano letivo de 2015

ESTRATÉGIAS:
- leitura de textos em verso e em prosa;
- pesquisas;
- entrevistas;
- caderno para anotações de pautas, roteiros, etapas de cada atividade desenvolvida;
- iniciação da produção de trabalhos colaborativos de autoria;
- produção de alguns gêneros textuais;
- produção de imagens/vídeos;
- publicação das atividades;
- planfletos, maquetes, cartazes para divulgação na escola e comunidade;
- divulgação dos trabalhos desenvolvidos no EDUCAPX da PMSP e no blog da escola;
- trabalhos interdisciplinares, para garantir os direitos de aprendizagem.

Alguns vídeos produzidos até o momento sobre a economia de água: 

Vídeo produzido pela aluna Naiara Araujo Carvalho - 8ºC

Economizando água para lavar a louça

 

 Vídeo produzido pelo aluno Danilo Santana Pandolfi - 8ºC

Economizando água ao fazer a barba


 Vídeo produzido pelo aluno Jeferson Luiz Castro Costa – 8ºC 

 Economizando água ao lavar as mãos



 Vídeo produzido pelo aluno Luis Eduardo Teixeira Lima - 8ºC

Economizando água ao escovar os dentes 




Vídeo produzido pelos alunos Jonas Gonçalves da Silva e Leonardo dos Santos - 8ºC

Reutilizando a água da máquina de lavar para a descarga
 




Larissa Rocha Saulinskas e Verônica Rodrigues de Oliveira - 8ºD

 
Reutilizando a água do pote do animal de estimação para regar as plantas 



Algumas entrevistas realizadas com alunos, docentes, funcionários, gestores da escola

Clique aqui para ver as fotos de alguns dos entrevistados: 







Vídeo da entrevista sobre o consumo e reutilização da água

 

 Exemplos de alguns panfletos realizados na Sala de Leitura:



Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes

65 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Profa. Madalena e Valéria e alunos dos 8o anos! Adorei seus vídeos! Professora Carol

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Carol, estamos caminhando!

    ResponderExcluir
  4. Nicolas Eduardo Negrelli4A27 de julho de 2015 às 20:10

    Os videos são muito bons para economisar agua

    ResponderExcluir
  5. Os alunos estão se envolvendo nas atividades propostas, além das mudanças de comportamento. Parabéns a todos pelo envolvimento em salvar o planeta!

    ResponderExcluir
  6. Luis Eduardo Teixeira Lima 8ºC28 de julho de 2015 às 15:06

    os vídeos de todos ficaram bastante bons e me ajudaram muito a economizar água.

    ResponderExcluir
  7. Verônica Rodrigues de Oliveira 8D29 de julho de 2015 às 15:26

    Nesse 1°semestre, eu estou muito satisfeita com os resultados dos nossos trabalhos, principalmente sobre esse assunto tão comentado que é a água para os mais pequenos que estudam de tarde e até mesmo para nós mesmos de manhã.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo Dos Santos 8C29 de julho de 2015 às 16:26

    No 1º semestre, aprendemos vários modos de reutilizar e economizar a água isso ira ajudar muito nossa cidade e o mundo.Além disso,produzi dois vídeos, um sobre como reutilizar a água da máquina de lavar para dar descarga, e outro sobre uma entrevista sobre economia e reutilização da água. A entrevista que nós elaboramos. E também com esse TCA estou aprendendo novos modos de economizar água.

    ResponderExcluir
  9. Jonas Gonçalves da Silva 8C29 de julho de 2015 às 16:29

    Nesse TCA, aprendi como economizar a água, e também fiz um vídeo que pode mostrar as pessoas como economizar água da máquina de lavar de um jeito muito fácil. Também fizemos uma entrevista com funcionários, professores, alunos, coordenadoras e a diretora de nossa escola com perguntas que eu também ajudei a elaborar.

    ResponderExcluir
  10. joao vitor santosmeira30 de julho de 2015 às 14:45

    eu aprendi que não pode gastar agua no brasil nao e certo e errado fazer isso.

    ResponderExcluir
  11. vitoria da silva andreacci30 de julho de 2015 às 14:52

    Eu Achei Legal E Aprendi A Lavar A Louça Com A Nayara

    ResponderExcluir
  12. Thabatha Allyne Lima dos Santos 3C30 de julho de 2015 às 14:54

    eu aprendi que não pode ficar mais de 20 minutos dentro do chuveiro gasta muita água e minha mãe já parou de gastar água e nossa conta veio manos do que antes é muito legal saber disso

    ResponderExcluir
  13. Luiz Otavio Nascimento30 de julho de 2015 às 14:57

    eu aprendi que gastar agua não é certo e um dia a agua vai acabar e as pessoas vão ficar sem agua e a gente vai ficar com sede e nós vamos morrer mas se as pessoas colaboraçem nunca vai ficar sem agua no mundo mas as pessoas não colaborão assim que vai chegar no futuro sem agua

    ResponderExcluir
  14. Geovanna Turella Raimundo30 de julho de 2015 às 14:58

    eu aprendi que não pode gastar agua no chuveiro e lavar as mão rápido na torneira

    ResponderExcluir
  15. Brendah Aparecida Damasceno de Oliveira 3ºC30 de julho de 2015 às 15:03

    Eu aprendi que é importante economizar agua tipo pegar agua de lavar roupa pra dar descarga isso é muito legal economizar agua

    ResponderExcluir
  16. Kauan Flores Berteli 8ºB31 de julho de 2015 às 08:07

    Quando percebi que o mundo estava em crise de falta d´agua, comecei a economizar, ajudar o planeta e ser melhor.

    ResponderExcluir
  17. Mateus Cunha Ribeiro dos Santos - 3A3 de agosto de 2015 às 13:50

    Eu estou economizando na escovação de dentes e também economizo no banho, utilizando uma bacia e fechando a torneira enquanto me ensaboo.
    Ensinei a minha mãe a economizar água para lavar a louça.

    ResponderExcluir
  18. Leonidas Santos Machado Sanches-3A3 de agosto de 2015 às 13:59

    Eu não estava economizando água mas quando descobri que era importante economizar água
    estou fazendo de tudo para ter água no nosso mundo.

    ResponderExcluir
  19. Bianca Ayumi kurossu3 de agosto de 2015 às 14:00

    Eu economizo lavando a louça.

    ResponderExcluir
  20. lucas olivera fernandes de souza3 de agosto de 2015 às 14:00

    eu estou economizando água no banho. e na escovação

    ResponderExcluir
  21. Wanessa oliveira santos.3A3 de agosto de 2015 às 14:00

    Eu economizo agua eu economizo agua no banho eu isenei a minha mãe economiza agua na lousa.

    ResponderExcluir
  22. Franciely de jesus olivera matos3 de agosto de 2015 às 14:01

    Antes dos videos eu não economisava água mas depois dos videos eu ecolomiso em tudo

    ResponderExcluir
  23. Artur Costa de Almeida - 3A3 de agosto de 2015 às 14:02

    Quando eu tomo banho eu utilizo a água do banho para jogar no vaso sanitário para economizar a água.

    ResponderExcluir
  24. Gabriel Amario da Costa 3A3 de agosto de 2015 às 14:06

    Eu aprendi a economizar muita água escovando os dentes.
    Eu também economizo no banho.

    ResponderExcluir
  25. Axel Josue Quispe Alarcon 3A3 de agosto de 2015 às 14:08

    Antes eu gastava muita água mas agora eu aprendi na escovação de dentes que pressizo pegar um copo de água colocar minha escova dentro dele e escovar meus dentes

    ResponderExcluir
  26. jhimmy cesar choque kauana 3a3 de agosto de 2015 às 14:11

    eu estou economizando na banheira de etanbem tente 3a





    ResponderExcluir
  27. mateus cunha ribeiro dos santo 3a3 de agosto de 2015 às 14:11

    Eu estou inconomizo agua

    ResponderExcluir
  28. Eu estou economizando na escovação de dentes,Eu pego um copo e escova de dentes no copo eu ponho agua ai pego escova de dentes molho ela escovo

    ResponderExcluir
  29. PEDRO HENRIQEU AVE DE URUVERA3 de agosto de 2015 às 14:15

    Eu economizo água no banho e também na escovação dos dentes.

    ResponderExcluir
  30. Vória Fernandes da Silva 3A3 de agosto de 2015 às 14:15

    Eu estou economizando na escovação de dentes eu coloco água no copo e coloco a pasta na escova molho no copo e escovo meus dentes termino ai eu molho minha boca com a água do copo e jogo a água toda no tanque.

    ResponderExcluir
  31. Heitor francisco araujo de lima3A3 de agosto de 2015 às 14:15

    ntes eu não economizava agora eu percebi porque precisamos muito de água.


    ResponderExcluir
  32. Lucas Olivera Fernandes de Souza-3a3 de agosto de 2015 às 14:16

    Eu estou economizando a água todo o dia na hora do banho escovação na hora de lavar as mãos. uso a água do banho pra dar a discarga

    ResponderExcluir
  33. Eu aprendi a economizar água escovando os dentes.

    ResponderExcluir
  34. Bianca Froes Correia 3A3 de agosto de 2015 às 14:18

    Antigamente eu não economizava agora eu economizo na escovação também no banho eu ajudo a minha mãe porque ela tá no serviço na lousa eu lavo toda minha lousa com dois copo descartável grande

    ResponderExcluir
  35. Bianca Ayumi kurossu3 de agosto de 2015 às 14:19

    Quando fiquei sabendo que a crise de água desde 2007 mais não era muito grave vi como o ser humano é horrível.

    ResponderExcluir
  36. Guilherme Eduardo Silva dos Santos Lima 3A3 de agosto de 2015 às 14:19

    Eu estou economizando água no banho eu se molho desligo o chuveiro passo sabonete ligo se molho desligo e passo o shampoo e ligo e molho minha cabeça e desligo.

    ResponderExcluir
  37. César Caetano Martins 3A3 de agosto de 2015 às 14:23

    Eu estou economizando no banho.Primeiramente ligo o chuveiro,depois me molho e ai desligo o chuveiro.Me ensaboo e passo água no corpo.

    ResponderExcluir
  38. Natanael Luiz Claudino Martins - 3B3 de agosto de 2015 às 15:22

    Eu esquento a água, coloco em uma bacia para tomar banho. Não abro o chuveiro.

    ResponderExcluir
  39. Ana Clara Brighi De Moraes Marcondes -3B3 de agosto de 2015 às 15:27

    Quando eu estou tomando banho,na hora de me ensaboar, eu desligo o chuveiro e na hora de escovar os dentes, eu também desligo o chuveiro e assim eu economizo água.

    ResponderExcluir
  40. Davi costa de almeida 3B3 de agosto de 2015 às 15:27

    Eu tomo banho 11 segundo pra Não gastar água

    ResponderExcluir
  41. Raquel Calandrino de Paula3 de agosto de 2015 às 15:27

    Todo dia que eu cuido dos meus bichos de estimação eu pego a água e molho a folhas

    ResponderExcluir
  42. Sara Daniela Callata Quispe 3B3 de agosto de 2015 às 15:30

    Depois de lavar roupa na lavadeira a água que sai da lavadeira eu uso para lavar a calçada .

    ResponderExcluir
  43. Henrry Gabriel Miranda Quisber 3B3 de agosto de 2015 às 15:31

    Eu economizo muito a água no banho.

    ResponderExcluir
  44. joãp pedro badaraco dos santos 3B3 de agosto de 2015 às 15:31

    Quando eu vou tomar banho primeiro eu me molho e depois desligo chuveiro para me Enxaguar e depois tiro o sabão do meu corpo

    ResponderExcluir
  45. Yasmim Ohana Pereira 3B3 de agosto de 2015 às 15:32

    Eu economizo água para escovar os dentes 3B.

    ResponderExcluir
  46. Raquel Calandrino de Paula3 de agosto de 2015 às 15:32

    Todo dia que eu cuido do meus bichos de estimação eu pego a água deles e molho as plantas .3B

    ResponderExcluir
  47. graziele xavier de souza 3B3 de agosto de 2015 às 15:32

    EU tomo banho primeiro me molho e depois passo sabão e enchago e desligo e acabo de tomar banho

    ResponderExcluir
  48. Eidryan Lopes de Oliveira3 de agosto de 2015 às 15:34

    Eu economizo a água da maquina e jogo no banheiro.
    Eu utilizo um pouco da água da louça para lavar os meus pinceis.

    ResponderExcluir
  49. Emmely iolanda de oliveira3 de agosto de 2015 às 15:36

    Eu quando escovo os dentes coloco um copo e ligo a torneira e encho um pouco de água e depois eu desligo a torneira.Eu escovo meus dentes e eu enxaguo a minha boca com água do copo .

    ResponderExcluir
  50. Erick Morales Kumtis Da Silva3 de agosto de 2015 às 15:36

    Eu economizo no banho eu conto ate 3 e fecho o chuveiro

    ResponderExcluir
  51. Raquel Calandrino de Paula3 de agosto de 2015 às 15:36

    Quando eu escovo os dentes eu pego um copo e escovo 3B

    ResponderExcluir
  52. Ana Clara dos Santos Gomes3 de agosto de 2015 às 15:37

    Eu economizo escovando os dentes,eu pego um copo depois ligo a torneira , encho o copo ai depois eu desligo a torneira,ai eu escovo e eu lavo a escova sem liga a torneira , e a água que sobra eu dou descarga .

    ResponderExcluir
  53. Gabriela Pereira da Silva 3B3 de agosto de 2015 às 15:38

    Eu água lavando a lousa e tomando banho e lavando a roupa

    ResponderExcluir
  54. Luã Henrique de Silva de Salles 3B3 de agosto de 2015 às 15:38

    Eu economizo água quando vou tomar banho

    ResponderExcluir
  55. Vitória Paula dos Santos 3B3 de agosto de 2015 às 15:42

    Eu economizo a água no banho. Primeiro ligo o chuveiro me molho depois desligo o chuveiro depois me ensaboa e depois me lavo.

    ResponderExcluir
  56. Cayan bernardi Dias 3B3 de agosto de 2015 às 15:45

    Eu economizo água tomando banho e escovando os dentes.

    ResponderExcluir
  57. JOANA NUZZI RODRIGUES 3B3 de agosto de 2015 às 15:46

    EU EIONIZO AEAG

    ResponderExcluir
  58. maria julia dos santos 3b3 de agosto de 2015 às 15:49

    Eu economizo água ,não gasto água,todos os dias encho os baldes eu nunca gastei água.
    Eu escovo os dentes to o dia e água e

    ResponderExcluir
  59. Natallie Correa Dos Santos-3B3 de agosto de 2015 às 15:49

    Eu entro no chuveiro eu me molho de pois eu desligo me em ensaboa depois eu ligo o chuveiro e me molho depois eu desligo

    ResponderExcluir
  60. yasmin souza da silva 3B3 de agosto de 2015 às 15:51

    Eu economizo água lavando louça

    ResponderExcluir
  61. Danillo de Souza Iazzetto 3B3 de agosto de 2015 às 15:52

    Eu economizo água escovando os dentes Eu pego uma canéca ponho água E escovo os detes

    ResponderExcluir
  62. NIcolas Eduardo Negrelli4A3 de agosto de 2015 às 18:07

    O video de escovar os dentes economisando agua e o mais legal na minha opinião

    ResponderExcluir
  63. Gabriel Morales Kuntes Maciel 4A3 de agosto de 2015 às 18:15

    O vidio de dar discarga E mais legal

    ResponderExcluir
  64. Grazielle Morales Kuntes Maciel 2B11 de agosto de 2015 às 00:14

    Eu Escovo Os Dentes Com Um Copo De agua E Sobra Agua No Copo
















































































    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.