terça-feira, 30 de junho de 2015

Teatro de Sombras

Neste primeiro semestre, os alunos do 5º ano B participaram de um projeto em parceria com a professora regente da sala (Elisangêla/Sandra) e a professora de Sala de Leitura (Carolina).
O projeto vem sendo desenvolvido por meio de rodas de conversa, leitura de textos teatrais e o contato  com a linguagem teatral cujo objetivo é desenvolver nesta sala o espírito de grupo e de trabalho colaborativo.
A professora Daniela Marinho (Geografia) participou de um curso  de Teatro de Sombras na Secretaria Municipal de Educação e decidiu colaborar com o projeto.
Ela apresentou mais uma possibilidade dentro do universo teatral: o teatro de sombras que é originário da China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo. Esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas, de figuras humanas, animais ou objetos.
A professora Daniela fez uma explicação no início da apresentação contando um pouco da história do teatro de sombras e da técnica . Depois fez uma bela apresentação inspirada em Os Saltimbancos, texto teatral inspirado no conto "Os músicos viajantes" dos Irmãos Grimm que foi adaptado para a lingua portuguesa pelo compositor Chico Buarque.



E além disso, os alunos tiveram a oportunidade de ir atrás das cortinas aprender um pouco sobre a manipulação dos bonecos.
Ficou curioso? Veja como foi esta aula! 








2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. brenda rebeca alves de souza.11 de setembro de 2015 14:57

    eu amei as historia da sobra

    ResponderExcluir